11 de novembro de 2009

Furacões

O que é um furacão?

O furacão é uma poderosa tempestade que produz ventos extremamente rápidos. Na realidade, o furacão é um ciclone (uma depressão) de forte intensidade.
Quando o furacão alcança o continente, ele provoca chuvas torrenciais de grande intensidade num curto intervalo de tempo.

Como se formam os furacões?

O furacão é uma poderosa tempestade que produz ventos extremamente rápidos. Na realidade, o furacão é um ciclone (uma depressão) de forte intensidade. Quando o furacão alcança o continente, ele provoca chuvas torrenciais de grande intensidade num curto intervalo de tempo.
Os furacões formam-se depois de os raios de Sol que incidiram durante vários dias sobre o oceano, o que provoca o aquecimento da massa de ar situada próximo de sua superfície, quando a sua humidade se eleva. Quanto mais ar quente e húmido sobe, mais a temperatura diminui, o que favorece a condensação do vapor em gotas de chuva para formar as nuvens. Quanto mais humidade e calor existirem, mais evaporação irá ocorrer, o que poderia provocar várias centenas de tempestades.
Assim que o furacão toca o continente, ele encontra águas mais frias ao norte no hemisfério norte ou ao sul no hemisfério sul. O calor e a humidade necessários para a sua manutenção tornam-se insuficientes e começa a sua queda. Além do mais, quando ele se desloca sobre o continente, o furacão perde rapidamente energia e velocidade devido ao atrito da superfície terrestre.
No interior dos furacões, os ventos variam de 117 km/h a 300 km/h. Segundo a sua intensidade, o diâmetro do furacão pode atingir os 2.000 quilómetros e pode deslocar-se por vários milhares de quilómetros. Alguns deslocam-se à velocidade de 20 a 25km/h, apesar da velocidade excessiva dos ventos que o fazem girar.
Um facto curioso e notável é que no centro olho do furacão a tempestade é mais calma. Nesta zona, a pressão é muito baixa, podendo ocorrer ventos de somente de 30km/h.
O maior perigo é quando um furacão atinge a costa, após ter percorrido uma grande extensão sobre o mar: produz então a denominada maré de tempestade. Um montículo de água forma-se sob o centro do furacão, onde a água se eleva por aspiração. Sobre o oceano, esse relevo semelhante a uma bossa e ligeiramente visível vai crescendo à medida que se aproxima da costa. Ao tocar a costa, a água invade as terras, provocando destruições indescritíveis.

como se classificam os furacões?

Categoria 1 Alguns danos pequenos sobre casas e quarteirões. Ventos: 117 a 153 km/h.
Categoria 2 Danos maiores em casas e destruição de árvores. Ventos: 153 a 177 km/h.
Categoria 3 Grandes árvores são arrancadas. Tetos, janelas e portas são danificados. Ventos: 177 a 209 km/h.
Categoria 4 Nenhuma casa sobrevive. Danos importantes atingem o subsolo das casas. Ventos: 209 a 249 km/h.
Categoria 5 Destruição de grandes edifícios. Afundamento de telhados. Danos muito vastos e importantes. Ventos: acima de 249 km/h.

Sem comentários: