9 de dezembro de 2009

ERUPÇOES VULCANICAS:
O que são?

As erupções vulcânicas são um fenómeno da natureza, normalmente associadas à extravasação do magma de regiões profundas da Terra na superfície do planeta. As camadas rochosas formadas por erupções magmáticas são chamadas de "derrames", pois a rocha espalha-se e solidifica-se na superfície do globo. A lava arrefecida cria normalmente um óptimo solo para plantação.
Existem diferentes tipos de erupção vulcânica, diferindo na medida e tipo de material expelido e na violência dessa expulsão.
Estes são:

Erupções Explosivas:

* As lavas são muito viscosas, flúem com dificuldade e impedem a libertação de gases, ocorrendo por isso, violentas explosões.
* Devido à sua viscosidade, a lava, por vezes, não chega a derramar, constituindo estruturas arredondadas, chamadas domas ou cúpulas.
* Noutras situações a lava solidifica mesmo dentro da chaminé, formando agulhas vulcânicas, que podem mais tarde ficar a descoberto devido à erosão do cone.
*Nas erupções explosivas os cones são essencialmente formados pela acumulação de piroclastos.




Erupções Efusivas:



*O magma é fluido, a libertação de gases é fácil e a erupção é calma, com derramamento de lava em grande proporção e a uma alta temperatura.
*A lava desliza rapidamente, espalhando-se por grandes distâncias.
*Se os terrenos forem planos, a lava pode cobrir grandes áreas, constituindo os mantos de lava.
*Se houver declive acentuado, pode formar "rios" de lava, chamados por correntes de lava ou também escoadas lávicas.
*Os vulcões predominantemente efusivos, quando formam cones, são baixos, pois a lava espalha-se por grandes superfícies.




Erupções Mistas:

Adoptam aspectos intermédios entre os referidos, observando-se fases explosivas que alternam com fases efusivas.
Nas erupções intermédias formam-se cones mistos, em que alternam camadas de lava com camadas de piroclastos.
As explosões são explicadas pela entrada de água na chaminé ou na câmara magmática, que devido às altas temperaturas, se vaporizou, originando uma grande quantidade de água. Por essa razão, deu-se um aumento da pressão interior, tornando a erupção periodicamente explosiva.